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Dicas Consultoria Lei

Mantenha um bom relacionamento com seus vizinhos

Desde Outubro do ano passado, os profissionais de turismo e alojamento local, tiveram de se adaptar à nova legislação dos alojamentos locais que apresentaram novos desafios e também oportunidades com o objetivo de regulamentar e controlar este novo mercado tão rentável e com ótimas perspectivas para o futuro. A Lei n.º 62/2018 trouxe novas regras e requisitos para a Lei n.º 128/2014, a qual aprova o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local. Estas novidades, as quais não são assim tão novas, trouxeram dores de cabeça para alguns, mas também proporcionou mais segurança aos investidores e aos hóspedes. Porém estes não são os únicos elementos que foram afetados com as mudanças na legislação, as alterações também atingem a vizinhança e a sociedade em geral e o poder dado a eles.

 

Atualmente, desde que mais da metade dos proprietários do prédio se opuserem ao alojamento local, este pode ser removido a partir da apresentação de fundamentos que provem que existe por parte da atividade de alojamento local uma “prática reiterada e comprovada de atos que perturbem a normal utilização do prédio, bem como causem incómodo e afetem o descanso dos condóminos”. A decisão final será tomada pela autarquia, mas se esta concordar com o pedido da vizinhança é possível que haja a proibição da atividade de alojamento local naquele prédio durante 6 meses. Além disso, a nova lei também permite que os condomínios cobrem o “pagamento de uma contribuição adicional correspondente às despesas decorrentes da utilização acrescida das partes comuns, com um limite de 30% do valor anual da quota respetiva”. 

Estes pontos levam-nos à seguinte conclusão: a política da “boa vizinhança” nunca foi tão importante. No entanto, esta relação pode-se tornar complicada quando a responsabilidade de mantê-la tranquila e amigável é partilhada com alguém que está apenas em passeio, não conhece os condónimos, não fala a mesma língua e possui outros costumes e cultura. Por isso, a Home With a View, especialista em alojamento local, apresenta de seguida algumas dicas e boas práticas que podem ajudar neste processo. 

Regras claras para os hóspedes

Esta dica é válida não só para uma boa relação com os vizinhos, mas também para os alojamentos locais. Os hóspedes precisam de regras claras para que as mesmas sejam cumpridas. Uma das novas regras que entraram em vigor em Outubro do ano passado é a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos de alojamento local terem um livro de informações em quatro línguas. Este livro deve contemplar informações como: horários de silêncio, recolha e separação de lixo, números de telefones úteis, guia de utilização de alguns eletrodomésticos, regras adicionais do condomínio, entre outras informações importantes. 

Participe na vida do condomínio

Estar presente nas reuniões de condomínio e fazer parte ativa das decisões é crucial para um bom relacionamento com a vizinhança. Eles devem perceber que se importa com o que acontece no prédio e está disposto a ajudar no que for preciso para melhorar o convívio e as condições do mesmo.